Neste domingo (2), o carnaval carioca inicia os desfiles do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, marcando uma nova era com apresentações divididas em três dias, algo inédito desde a inauguração da passarela em 1984. As 12 escolas da elite do samba se apresentarão em um formato que inclui desfiles no domingo, segunda e terça-feira, ao invés das tradicionais duas noites.
A Unidos de Padre Miguel, escola da zona oeste do Rio, será a primeira a se apresentar, após um hiato de 53 anos sem participar da primeira divisão do carnaval, que remonta a 1972. Com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, a agremiação homenageia uma das fundadoras do Candomblé da Barroquinha, em Bahia, destacando a importância da religião afro-brasileira.
Na sequência, a Imperatriz Leopoldinense, uma das escolas mais tradicionais, entrará na Passarela do Samba. Com um histórico de nove títulos no grupo de elite, o enredo deste ano, “Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”, explora a cerimônia das águas de Oxalá e uma mitológica jornada do orixá ao reino de Xangô, repleta de elementos culturais ricos e significativos para a tradição afro-brasileira.

4 escolas do grupo especial desfilam hoje no Sambódromo
Comente com Facebook