A Secretaria de Estado de Polícia Militar preparou um amplo esquema de segurança neste segundo final de semana de apresentação dos chamados mega blocos na região do Centro do Rio de Janeiro. Cerca de 720 agentes, irão atuar ao longo de toda Rua Primeiro de Março, distribuídos em 23 pontos de bloqueio e revista.
Os policiais empregados na segurança dos foliões vão atuar com o apoio de aeronaves e drones do Grupamento Aeromóvel da Corporação (GAM) e da ambulância do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR).
Os desfiles serão monitorados pelo carro comando da corporação equipado com câmeras e apoio de drones, com o sistema de Videomonitoramento e com Reconhecimento Facial. Ao longo de toda Primeiro de Março o efetivo será composto por policiais do 5° BPM (Praça da Harmonia),além de policiais do Batalhão Especial de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Tático de Motociclistas.
Outros grandes eventos movimentam o fim de semana na Capital Fluminense
Além dos desfiles dos mega blocos no Centro do Rio, a Secretaria de Estado de Polícia Militar vai manter o reforço de policiamento previsto no âmbito da Operação Verão em toda a Orla do Rio de Janeiro. Na capital, os policiais permanecerão na orla carioca até às 22h para garantir a segurança dos banhistas que continuam nas praias até o período da noite.
O policiamento também será reforçado para os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial, que vão acontecer no Sambódromo do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. Os agentes vão atuar nos principais acessos à Marquês de Sapucaí. O Batalhão de Policiamento em Estádio vai reforçar a segurança nas partidas do Campeonato Carioca, com cerca de 100 agentes.
O esquema de policiamento dos jogos vai contar com o apoio de unidades subordinadas ao Comando de Operações Especiais (COE) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), além das unidades operacionais da região onde estão localizados os estádios que vão receber as partidas do campeonato estadual.
Fonte: Gov/RJ