O Flamengo, time com a maior torcida do Brasil, realizou nesta sexta-feira (29.08) um treinamento para 40 seguranças do clube saberem agir com base no protocolo “Não é Não! Respeite a decisão”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) em parceria com a organização Livre de Assédio. A capacitação aconteceu na Gávea, em duas turmas, às 10h e às 15h.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, a iniciativa é fundamental para ampliar a presença feminina nos espaços de lazer e esporte.
– O treinamento dos seguranças do Flamengo garante a todas as meninas e mulheres que frequentam esse espaço um atendimento humanizado, empático e acolhedor, assegurando acesso à rede de proteção e uma escuta ativa que as proteja de violências. O Flamengo tem sido um parceiro muito atuante na prevenção da violência contra mulher – destaca.
Durante o treinamento, a equipe da SEM-RJ apresentou a plataforma on-line “Não é Não! Respeite a decisão”, que oferece cursos para profissionais que atuam em espaços públicos e privados, com foco no enfrentamento ao assédio e à importunação sexual. A capacitação se tornou obrigatória após a publicação do Decreto Estadual nº 49.520/2025, que instituiu o protocolo e o selo “Mulher+Segura” em todo o estado.

Desenvolvida em parceria técnica com a Livre de Assédio, a plataforma utiliza validação segura de dados, automação inteligente e estratégias de engajamento, trazendo orientações práticas sobre prevenção e procedimentos diante de situações de violência de gênero.
A urgência dessa iniciativa é reforçada por dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam aumento de 23,7% nos registros de ameaças contra mulheres em dias de jogos de futebol. A parceria com o Flamengo simboliza um passo importante para que os estádios e espaços de convivência sejam ambientes mais seguros e acolhedores para todas.
Fotos: Fernanda Sabença