O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas diretas ao Brasil durante coletiva de imprensa na última quinta-feira (5/9). Questionado sobre notícias de que sua administração poderia barrar vistos para a Assembleia Geral da ONU, ele afirmou: “Estamos muito desapontados com o Brasil”.
Trump disse que seu governo aplicou tarifas mais altas contra o país devido a medidas tomadas pela atual gestão brasileira, que, segundo ele, teria migrado “radicalmente para a esquerda” e estaria prejudicando gravemente a economia. Ainda assim, ressaltou: “Eu amo o povo do Brasil. Temos uma ótima relação com o povo, mas as coisas lá estão indo muito mal”.
Segundo a agência Associated Press (AP), Washington já negou vistos ao líder palestino Mahmoud Abbas e sua delegação, e agora considera medidas semelhantes contra países como Irã, Sudão, Zimbábue e, “surpreendentemente”, o Brasil.
O Brasil tem papel histórico na Assembleia Geral da ONU, sendo responsável pelo discurso de abertura desde 1947. Este ano, a reunião começa em 22 de setembro, em Nova York. Se confirmada, a restrição de vistos representaria um choque diplomático sem precedentes entre as duas nações.
Você acredita que essa tensão pode abalar a relação Brasil-EUA a longo prazo?

“ESTOU DECEPCIONADO COM O BRASIL”, DIZ TRUMP SOBRE TARIFAS E ONU.
Comente com Facebook