O mar está avançando sobre nossas praias

O Brasil perdeu cerca de 15% da faixa de areia nos últimos 30 anos, e as perspectivas para o futuro são ainda mais alarmantes. Pesquisas da UFRJ e relatórios da ONU indicam que as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon podem praticamente desaparecer até o final do século, com um aumento médio de 78 cm no nível do mar nesse período.

O que está acontecendo?
– A erosão costeira é um fenômeno natural, mas foi acelerada pelas mudanças climáticas e pela construção de estruturas na orla.
– Prédios, calçadões e outras construções próximas ao mar dificultam a recuperação natural da areia.
– Sem a faixa de areia, as praias perdem sua função como barreira contra o oceano, aumentando os riscos para residências, comércios e moradores.

Casos críticos
– Atafona, em Campos (Norte Fluminense), já perdeu ruas inteiras para o mar e é considerada pela ONU uma das 31 áreas do mundo mais ameaçadas.
– Entre 1990 e 2020, o nível do oceano subiu 13 cm na região; até 2050, pode avançar mais 21 cm.
– Copacabana pode perder até 100 metros de faixa de areia, enquanto Ipanema e Leblon podem perder cerca de 80 metros cada.

Panorama global
– O aumento do nível do mar pode variar entre 28 cm e 98 cm até 2100, segundo o IPCC (painel da ONU sobre mudanças climáticas).
– Nos últimos 20 anos, a taxa de aquecimento dos oceanos dobrou, intensificando o fenômeno.

O que está sendo feito?
– O governo do RJ afirma estar monitorando os impactos e elaborando planos de adaptação por meio do Programa Rio Clima.
– Um novo Centro Integrado de Gestão da Baía de Guanabara será criado para reunir técnicos, coletar dados e apoiar decisões de mitigação.

Comente com Facebook


Você não pode copiar conteúdo desta página