O Dia Mundial da Justiça Social, celebrado anualmente em 20 de fevereiro, é uma data importante para refletir sobre a construção de um mundo mais justo e igualitário. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o dia busca conscientizar a sociedade sobre a importância de erradicar a pobreza, promover o trabalho decente, a igualdade de gênero e o respeito à diversidade.
A justiça social é fundamental para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades e direitos, independentemente de sua origem, raça, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica.
Uma sociedade justa é aquela em que todos têm acesso a alimentos, água potável, moradia, educação e saúde. Os trabalhadores têm direitos garantidos, como salário justo, jornada de trabalho adequada e condições seguras. Mulheres e homens têm as mesmas oportunidades e direitos e as diferenças culturais e individuais são valorizadas.
O dia de hoje é um momento para celebrar os avanços conquistados e para renovar o compromisso com a construção de um mundo mais justo e igualitário para todos!