Depois do carnaval, muitos brasileiros já estão na expectativa do próximo feriadão prolongado: em abril, entre a Sexta-Feira Santa, dia 18, e o dia de Tiradentes, dia 21, (segunda-feira). Os cariocas e fluminenses ainda têm mais um feriado coladinho, o de São Jorge, no dia 23. Para ajudar os consumidores, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ elaboraram algumas dicas para os consumidores e turistas aproveitarem o feriadão sem cair em armadilhas.
– Cuidado, pois o período atrai muitos golpistas que se aproveitam principalmente dos turistas -afirma o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Passagens aéreas baratas, cobranças abusivas e até falsos aluguéis de imóveis estão entre as ciladas mais comuns. A SEDCON e o Procon-RJ alertam os consumidores: planejamento e atenção redobrada são essenciais.
Desconfie de promoções “imperdíveis” em redes sociais
Um golpe bem comum e que cada vez mais vem atraindo os consumidores são os anúncios de passagens aéreas, pacotes turísticos ou hospedagens com preços abaixo do mercado em perfis falsos no Instagram, Facebook ou WhatsApp.
Para se proteger verifique se a empresa é reconhecida (pesquise o CNPJ no site da Receita Federal) e desconfie de pagamentos via PIX para contas de pessoa física. Faça buscas nos sites oficiais das companhias aéreas e hotéis e verifique se possuem certificado de segurança (cadeado ao lado do URL).
Cuidado com falsos e-mails e links de “confirmação”
Outro golpe comum são as mensagens se passando por aeroportos, companhias aéreas ou sites de reserva, pedindo “confirmação de dados” ou “atualização de pagamento”.
Para se proteger a dica é: nunca clique em links recebidos por e-mail ou SMS. Acesse diretamente o site oficial.
– Sempre verifique o remetente. E-mails falsos costumam ter erros de português ou domínios estranhos como, por exemplo, @airline-support.com –alerta Fonseca.
Hospedagem e aluguéis por temporada
A escolha da hospedagem deve ser feita com cuidado redobrado para evitar surpresas desagradáveis. É importante verificar se o estabelecimento está registrado no CADASTUR, plataforma que reúne informações sobre hotéis e pousadas regulamentadas pelo Ministério do Turismo.
Quando for efetuar uma reserva evite as por telefone, pois não têm comprovação. É importante que a reserva seja realizada e que o consumidor tenha um documento por escrito com detalhes como tipo de quarto, valor da diária e políticas de cancelamento.
Se for viajar com algum animal de estimação confirme antecipadamente se o estabelecimento aceita pets.
Por fim, fique sempre atento aos preços. Pode haver reajustes em função da temporada. Qualquer alteração deve ser informada com transparência.
– A transparência nas informações é um direito do consumidor, conforme o CDC, e qualquer alteração de preço sem prévia comunicação pode ser considerada abusiva – finaliza Gutemberg.
Caso o consumidor queira registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia, poderá entrar em contato com os canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.
Fala Consumidor (SEDCON)
(21) 99336-4848 0800-2020143
http://atendimento@sedcon.rj.gov.br
PROCON-RJ
Disque 151
WhatsApp
para Denúncias:
(21) 98104-5445