Empresa responsável pelo Jaé foi multada em R$ 14 milhões

Cartão Jaé volta a ser multado por falhas no atendimento e desrespeito ao consumidor
A CBD Bilhete Digital, empresa responsável pelo Cartão Jaé, foi multada novamente nesta quinta (16/10) pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo PROCON-RJ. A penalidade, de quase R$ 2 milhões, se soma à multa anterior de mais de R$ 12 milhões, aplicada em julho.
As novas autuações foram resultado de fiscalizações que encontraram máquinas de recarga com defeito, filas de até 200 pessoas, espera excessiva nos pontos de atendimento e falta de organização no atendimento preferencial. Também foram constatadas ausência do livro de reclamações e falta de informações claras ao usuário.
Em julho, quando o uso do Cartão Jaé se tornou obrigatório nos transportes municipais, a empresa já havia sido alvo de denúncias semelhantes. O serviço foi criado para substituir o antigo Riocard, mas a mudança vem gerando uma série de queixas por parte dos passageiros.
Segundo o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, o objetivo é garantir o equilíbrio na relação entre empresas e cidadãos:
“Essa multa é uma resposta clara e proporcional às violações cometidas. O Estado vai continuar atuando para que empresas que prestam serviços à população cumpram suas obrigações legais.”
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