Ligação entre Japeri e Duque de Caxias é um projeto parado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo propõe ligação ferroviária entre ramais da Baixada Fluminense

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, propõe a criação de uma linha ferroviária transversal para conectar os ramais de Japeri, Belford Roxo e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A iniciativa, prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), prevê um traçado de 12 km, ainda sem definição final de estações.

Atualmente, a malha ferroviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro tem caráter radial, priorizando o acesso ao centro da capital. Com isso, deslocamentos transversais, como entre Deodoro e Duque de Caxias, exigem que o passageiro vá até a estação Maracanã para então embarcar no ramal desejado no sentido contrário.

A proposta busca encurtar trajetos e integrar melhor os três ramais, mas enfrenta desafios. O traçado atravessa áreas densamente ocupadas, o que demandaria um alto volume de desapropriações e poderia fragmentar ainda mais o território, já cortado por outras linhas ferroviárias. Parte dessa conexão também poderia ser atendida pelo BRT Transbrasil, embora a falta de integração tarifária limite o uso dessa alternativa por todos os passageiros.

O projeto consta na chamada “rede futura desejável” do PDTU e não possui estudo de demanda concluído. A estimativa de investimento (CAPEX) é de R$ 472,6 milhões. Segundo o estudo, desde a inclusão na proposta não houve avanços ou atualizações significativas.

Fonte: Via Trole Bus

Comente com Facebook
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você não pode copiar conteúdo desta página