Rio lança Plano Verão para enfrentar chuvas na cidade em 2026

A cidade do Rio de Janeiro já se prepara para enfrentar os impactos do calor intenso e das chuvas de verão. São 151 obras em andamento ou em fase de contratação, com intervenções nas cinco regiões para fortalecer a capacidade de resposta frente a mudanças climáticas no município. O Plano Verão 2025-2026, apresentado nesta quinta-feira (24) pela prefeitura, tem investimento de R$ 2,8 bilhões.
Outros R$ 2,6 bilhões também estão sendo gastos em quase 400 obras iniciadas em 2021. Entre elas, estão intervenções nos bairros de Realengo e Jardim Maravilha, na Zona Oeste, e na bacia do Rio Acari, na Zona Norte, consideradas as regiões mais sensíveis da cidade no momento de chuvas extremas.
Também fazem parte do novo Plano Verão, a urbanização e drenagem em comunidades que ficam nas encostas e obras de prevenção a alagamentos. De acordo com a prefeitura, o planejamento para preparar o Rio para o próximo verão consolida um pacote de obras em execução em vários pontos da cidade, com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade a enchentes e deslizamentos.
Fonte: Agência Brasil
Continua depois da publi
Publicidade


