Saúde Mental é o principal problema dos brasileiros

Uma pesquisa global da Ipsos revelou que 52% dos brasileiros consideram a saúde mental como o principal problema de saúde do país. Esse número representa um aumento significativo em relação a 2018, quando apenas 18% compartilhavam essa percepção. O tema agora supera preocupações como câncer (37%) e estresse (33%).
O estudo, que ouviu 23 mil pessoas em 30 países, posiciona o Brasil entre os países com maior preocupação em relação à saúde mental, ficando atrás apenas do México e da África do Sul:
– Saúde mental: 52%
– Câncer: 37%
– Estresse: 33%
– Abuso de drogas: 26%
– Obesidade: 22%
Segundo Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil, esse aumento na preocupação está associado à pandemia de Covid-19 e às mudanças de perspectiva das novas gerações. Jovens da Geração Z (60%) e mulheres (60%) são os grupos mais impactados.
“As gerações mais novas se sentem mais vulneráveis e falam abertamente sobre o tema. A pandemia acelerou essa conscientização”, explica Calliari.
Embora 34% dos entrevistados avaliem positivamente o sistema de saúde (um aumento em relação a 18% em 2018), 80% acreditam que a população não consegue arcar com um bom atendimento. As principais queixas incluem longos tempos de espera (43%) e a falta de investimentos (39%).
A pesquisa também revela que 70% dos brasileiros apoiam a vacinação obrigatória, enquanto 55% acreditam que a obesidade aumentará no país nos próximos 10 anos.
Fonte: Msite
Continua depois da publi
Publicidade


